Dúvidas Frequentes


  • Quais as funções da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos?

    A secretaria foi criada com o intuito de cuidar da conservação e manutenção da infraestrutura urbana da cidade, incluindo suas praças e parques, além da prestação dos serviços de limpeza urbana, iluminação pública, serviços para diminuição dos impactos da chuva e fiscalização dos serviços públicos concedidos.

  • A Seconser possui algum canal de atendimento e/ou Ouvidoria?

    Sim. A ouvidoria da secretaria funciona através do telefone: 3523-8404, ou através do correio eletrônico: ouvidoria@seconser.niteroi.rj.gov.br

  • Qual é o endereço da Secretaria?

    A Seconser fica situada na Rua Visconde do Rio Branco, n° 11 – Ponta da Areia – Niterói. O atendimento ao público funciona de segunda à sexta-feira, das 09:00h às 17:00h. 

  • Como faço para solicitar reparo de lâmpada queimada em poste?

    A solicitação deve ser realizada através do Disque Luz: 0800-282-2622/ disqueluz@seconser.niteroi.rj.gov.br . Com o projeto Mais Iluminação, a demanda será atendida em até 72 horas úteis.

  • É necessário guardar o número de protocolo de atendimento?

    Sim. Com o número de protocolo é possível receber informações sobre o andamento do serviço solicitado sempre que precisar.

  • Como faço para solicitar serviço de tapa buraco?

    Ligue para nossa Central de Ouvidoria: 3523-8404.

  • A quem recorrer no caso de falta de água em minha residência?

    Ligue, primeiramente, para a Companhia Águas de Niterói no telefone 0800-723-1222. Se você já fez isso e não foi devidamente atendido, ou o problema não foi solucionado, entre em contato com nossa Central de Ouvidoria 3523-8404 e o setor responsável pela fiscalização dos Serviços Concedidos irá buscar uma solução para o problema.

  • O que devo fazer com problemas constantes de vazamento de água na rua?

    Ligue, primeiramente, para a Companhia Águas de Niterói no telefone 0800-723-1222. Se você já fez isso e não foi devidamente atendido, ou o problema não foi solucionado, entre em contato com nossa Central de Ouvidoria 3523-8404 e o Setor responsável pela fiscalização dos Serviços Concedidos irá buscar uma solução para o problema. 

  • Em relação a problemas de vazamento de gás canalizado, devo ligar para a Secretaria ou para a Concessionária?

    Entre em contato com o setor de emergência da CEG no telefone 0800-024-0197. Caso não tenha sido atendido pela Concessionária, entre em contato conosco através da Central de Ouvidoria 3523-8404 para que possamos acioná-la para que o reparo seja efetuado.

  • Como devo proceder para fazer reclamações sobre postes em más condições?

    Entre em contato com nossa Central de Ouvidoria 3523-8404 informando a localização do poste e sua condição. Se possível, nos envie fotos e referência do local através do correio eletrônico: ouvidoria.seconser@gmail.com. Acionaremos a Concessionária para que efetue o reparo o mais rápido possível.

  • A secretaria já possui algum canal nas redes sociais?

    Sim. Estamos no Facebook (Seconser Niterói), no Twitter (@seconser) e no Instagram (seconser_niteroi). Nestes canais podemos trocar idéias, registrar solicitações e sugestões.

  • Como faço para solicitar a retirada de inúmeros fios enrolados e/ou pendurados nos postes da minha rua?

    Entre em contato com nossa Central de Ouvidoria 3523-8404 informando a localização do poste e o estado da fiação. Se possível, nos envie fotos, referência do local e operadora responsável pela fiação danificada (OI, GVT, NET, etc) através do correio eletrônico: ouvidoria.seconser@gmail.com. Acionaremos a operadora para que efetue o reparo o mais rápido possível.

  • Como faço para solicitar a troca de tampa de concreto, manilha, ralo, canaleta ou a limpeza de canal?

    Primeiramente, entre em contato com a Secretaria Regional de seu bairro para se informar se já existe uma solicitação de serviço em andamento. Caso não exista, é necessário se dirigir à Secretaria Regional de seu bairro para dar entrada em uma solicitação de serviço, com informações detalhadas do local e do tipo de dano apresentado, preferencialmente com fotos.

  • Como faço para solicitar uma vistoria na minha rua, pois a água não está escoando rapidamente?

    Primeiramente, entre em contato com a Secretaria Regional de seu bairro para se informar se já existe uma solicitação de serviço em andamento. Caso não exista, é necessário se dirigir à Secretaria Regional de seu bairro para dar entrada em uma solicitação de serviço, com informações detalhadas do local e do tipo de dano apresentado, preferencialmente com fotos, para que possamos encaminhar um técnico ao local.


  • Como faço para solicitar a construção de rede de águas pluviais em minha rua?

     Primeiramente, entre em contato com a Secretaria Regional de seu bairro para se informar se já existe uma solicitação de serviço em andamento. Caso não exista, é necessário se dirigir à Secretaria Regional de seu bairro para dar entrada em uma solicitação de serviço, com informações detalhadas do local e do tipo de dano apresentado, preferencialmente com fotos, para que possamos encaminhar um técnico ao local.

  • Como devo proceder em caso de má conservação de calçadas/ jardineiras/ canteiros ?

    De acordo com a Lei 2.624 de 30 de dezembro de 2008 (clique AQUI para fazer o download), que instituiu o Novo Código de Posturas do Município de Niterói, em seu Capítulo III (que trata do uso e ocupação dos logradouros e demais bens de uso comum), Seção I (referente aos passeios, muros, cercas e muralhas de sustentação) artigo 93, esclarece que “Compete, obrigatoriamente, ao proprietário do imóvel, ou ao seu ocupante, a execução e conservação de passeios, muros, cercas e muralhas de sustentação”. .

  • Qual o Órgão responsável pela Administração dos cemitérios municipais?

    A Secretaria de Saúde é o Órgão responsável pela administração dos cemitérios municipais na cidade de Niterói.

  • Qual o Órgão responsável pela poda e retirada de árvores na Cidade?

    A SECONSER realiza catalogação de todas as espécies de árvores da cidade e executa serviços de poda em Niterói. As solicitações para poda e supressão de indivíduos arbóreos são feitas através do aplicativo COLAB, através do perfil do Facebook da Prefeitura de Niterói, visitando a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos – Seconser, localizada na Rua Visconde do Rio Branco 11, Centro, Niterói, ou pelo telefone da Ouvidoria Municipal – 3523-8404. Em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARSH), realiza as supressões em comum acordo com a secretaria de Meio Ambiente e alertadas para a concessionária ENEL, caso tenha riscos de atingir a rede elétrica.Nesse caso, a concessionária realiza a poda/supressão dos indivíduos arbóreos